Pashmina Brasil

View Original

101 lembrancinhas de casamento simples e de luxo e sua historia

O que Napoleão Bonaparte tem haver com o costume de dar pashminas como lembrancinhas, e por que amêndoas confeitadas são tao popular. Entenda a historia e veja dicas com 101 exemplos de lembrancinhas elegantes, únicas, modernas e luxuosas para presentear seus convidados, madrinhas e padrinhos.

Como surgiu o costume de dar lembrancinhas?

As primeiras lembrancinhas de casamento eram conhecidas como "bonbonnieres" e eram presentes dados aos convidados como são dados nos dias de hoje, como simbolo de amor e boa sorte. Há séculos atras o casal de noivos davam aos convidados um cubo de açúcar como sinal de riqueza. Cubos de açúcar eram vistos como muito caros e, portanto, estavam disponíveis apenas para os ricos (abaixo falaremos mais em detalhe sobre esses tipos de lembrancinhas usados por aristocratas Ingleses).

Com o tempo, os cubos de açúcar tornaram-se acessíveis a todos e mais tarde foram substituídos por amêndoas cobertas por açúcar, também conhecidas como confetes ou amêndoas confeitadas, e hoje em dia as pashminas e caixinhas com gravatas para homens, tornaram-se conhecidas como lembrancinhas de luxo de casamento. As pashminas sao originalmente confeccionadas na região de Kashmir, Nepal e algumas regiões da Índia e quase sempre importadas.

Hoje, os presentes para os convidados de casamento são compartilhados em culturas em todo o mundo mas, principalmente em países Ocidentais, como Brasil, E.U.A, Inglaterra e Canadá. A escolha e preparo das lembrancinhas tornaram-se parte importante do planejamento de recepção de casamento. Os clássicos inclui as amêndoas açucaradas ou chocolates individuais a velas e sabonetes perfumados. Mas, se você quiser diferenciar, existe uma grande quantidade de noivas optando por echarpes enroladas em cetim, conhecidas mundialmente como ‘‘pashminas’’

Ao começar a pensar em lembrancinhas para dar a seus convidados, você está seguindo uma tradição que começou há muitas centenas de anos e hoje é seguida em muitos países ao redor do mundo. É uma maneira de mostrar gratidão aos amigos e parentes que vieram celebrar seu casamento com você, além de expressar o simbolismo desse evento tão especial.  

Não importa qual tradição você defenda para oferecer esses presentinhos especiais a seus convidados de casamento, to importante e que tenha utilidade e combine com as cores e tema da sua festa. Embora cada lembrancinha possa custar apenas alguns reais, seus convidados, madrinhas e padrinhos irão lembrar desse dia com bastante carinho pela sua dedicação e cuidado em se lembrar deles, demonstrando esse amor com algo especial para esse grande dia.

Não se esqueça de incluir as lembrancinhas quando estiver criando seu orçamento para casamentos, assim se manterá mais organizada, se você esta usando uma assessora de casamento para cuidar de todos os detalhes da cerimonia e festa, deixe ela saber sobre items extras que voce pretende incluir ou que esta comprando por fora da lista. E quando você estiver planejando quando deve encomendar as lembrancinhas e os muitos outros detalhes do seu casamento, confira cuidadosamente sua agenda, e organize um calendário com prioridades, listas de coisas que devem ter com bastante antecedência, e lista de coisas perecíveis, como comidas e flores que devera ser incluída nessa agenda para mais próximo da data do seu grande dia!

A Historia por trás das lembrancinhas de amêndoas confeitadas:

A mitologia grega fala de um rei de Atenas chamado Demophon, que se casou com Phyllis, a filha de um rei vizinho. No dia seguinte ao casamento deles, Demophon partiu, prometendo que voltaria. No momento em que ele morreu, Phyllis morreu e se transformou em uma amendoeira. Em desespero, Demophon abraçou a árvore e ela explodiu. A nova vida na amendoeira era vista como refletindo a resistência de seu vínculo, e seus frutos continuaram a simbolizar o amor e compromisso ate os dias atuais.

Os primeiros romanos davam lembrancinhas em cerimonias de casamentos de amêndoas cobertas de mel. No século XV, quando o comércio de cana chegava à Europa, os confeiteiros cobriam as amêndoas com açúcar. Conhecido como confetti para os italianos, koufetta para os gregos e mlabas no Oriente Médio, essas guloseimas foram feitas para representar como o amargo natural da amêndoa é adoçado pelo açúcar, assim como ter um cônjuge amado em sua vida pode adoçar o tempos difíceis.

As amêndoas da Jordânia cobertas com cascas finas de açúcar de confeiteiro ainda hoje são oferecidas como lembrancinhas de casamento, e são geralmente embaladas em saquinhos delicados feito de organza, de tule ou outros tecidos finos, assim também como em caixinhas ou vidrinhos. Geralmente são dadas em cinco unidades para representar saúde, riqueza, alegria. , fertilidade e vida longa. O número ímpar é indivisível, simbolizando a esperança de que os recém-casados ​​permaneçam inseparáveis ​​e compartilhem toda a vida juntos.

Indo além das amêndoas

As primeiras lembrancinhas de casamento documentados, além de amêndoas, foram dados aos convidados em casamentos aristocráticos na Inglaterra e na França, no século XVI. Essas lembrancinhas vinham na forma de pequenas caixas feitas de cristal, porcelana ou ouro e, nos casamentos mais luxuosos, eram adornadas com pedras preciosas. Dentro das caixas havia cubos de açúcar ou outros doces. O açúcar, como falado acima, ainda era bastante caro naquela época e, por isso, exibia a riqueza do anfitrião do casamento, enquanto sua doçura era um sinal de esperança para o novo casamento. As preciosas caixas de presente eram chamadas de “bonbonnieres”, do bombom - que significa literalmente “bom bom” - uma palavra francesa para crianças que passou a significar um doce de tamanho especial. Casais ingleses da época que não podiam comprar açúcar ou recipientes elaborados davam “nós de amor” criados de fitas e rendas, ou outros presentes modestos. Receber até mesmo o menor sinal da noiva e do noivo significava compartilhar a boa sorte que lhes havia sido concedida, e assim cada convidado do casamento se sentia abençoado.

Como as Pashminas se tornarão as lembrancinhas preferidas de luxo dos dias atuais

A caxemira da Pashmina é feita a centenas de anos a partir do pêlo da cabra montesa do Himalaia, que vive em alta altitude (acima de 15.000 pés / 5,000 m), quanto mais frio as condições, melhor a qualidade dessa lã. A cabra de onde vem a caxemira é chamada de Chyangra. A palavra pashmina é derivada de 'pashm' que significa 'camada interna de cabelo'. Em média, um cabelo humano tem 75 microns de espessura; caxemira normal é de aproximadamente 20 mícrons; Super Grade A pashmina cashmere tem 12 microns de espessura. Em outras palavras, a melhor qualidade pashmina cashmere é 6 vezes mais fina do que um cabelo humano! Uma cabra produz lã suficiente para um lenço e três cabras devem ser penteadas para fazer um xale e portanto um material muito precioso e caro. Por mais de quatrocentos anos, artesãos Nepaleses teceram esses xales usando tradições herdadas de pai para filho.

As Pashminas erão consideradas tao luxuosas que passarão a ser usadas como dotes de casamento e usadas por Imperatrizes

Gerações de mulheres nepalesas e indianas passaram-nas para suas filhas como parte essencial de seu dote. Esses xales conhecidos como Pashmina foram feitos pela primeira vez por artesãos mongóis para o imperador Akbar que as encomendou como presentes às suas esposas escolhidas e no início do século 19, esses xales eram um favorito da imperatriz Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte. Como na França do século 19, xales de cashmere Pashmina tornaram-se um acessório de moda cobiçado. Além disso, com o passar do tempo começaram a ser confeccionadas em materiais mais leves para a primavera e dias mais quentes, assim as mulheres podiam manter-se elegantes nos dias de verão também.

A variedade de design e cor é infinita e a qualidade dessas echarpes ficarão mundialmente conhecidas por sua elegância, passando a serem usadas em festas luxuosas por Europeias e oferecidas como lembrancinhas em casamentos.

A pashmina feita de pelo de Shahtoosh era tao fina que poderia ser passada por um anel

A pashmina feita de Shahtoosh (também escrito shahtush, uma palavra persa que significa "rei das lãs finas"), o nome dado a um tipo específico de xale, que é tecido com o pelo do antílope tibetano (chiru), por artesãos e mulheres da região de Caxemira. O xale Shahtoosh é agora um item proibido, sendo ilegal a posse e venda na maioria dos países, pois o Chiru é uma espécie ameaçada de extinção. No entanto, a tecelagem de xales Shahtoosh continua em segredo na Caxemira, na Índia, devido à alta demanda por parte dos compradores ocidentais. O valor estimado de mercado de um chale Shahtoosh no mercado ocidental é de cerca de US $ 5.000 a 6.000. Shahtoosh é considerada a lã mais fina do mundo com a menor contagem de mícron, seguida por vicunha, ela e tao fina que o seu teste de autenticidade era feita passando o xale todo por dentro de um anel. Hoje em dia o cashmere passou a ser considerado o melhor material para dias extremamente frios, enquanto a viscose e usada para a confecção de pashminas para climas mais quentes.

Hoje em dia as pashminas são feitas de Cashmere para o inverno e viscose para dias quentes

Outros tipos de lembrancinhas interessantes

Escolhemos 101 lembrancinhas para você se inspirar. Lembrancinhas para todos os bolsos e temas, casamento no campo, na praia, na cidade, no verão, no inverno.

Trilha Sonora das Musicas de Seu Casamento

Quem não curte Nutella?

Essa lembrancinha e bem popular na Itália: Cafe, Xicaras e Biscoitinho Cobertos com Chocolate

Bolsinhas feitas de cetim

Bolsa

Mini coador de cafe com xícara

Bala de coco

Mini Champanhe

Almofadas com mensagem

Chave antiga e romântica

Suspiro

Gravatas para padrinhos dentro de caixinhas

Lembrancinha atlética: mini bicicleta

Xicaras

Conjunto de colheres para medidas

Saquinho de pipoca

Colares e pingentes

Kit de joguinhos para criança distrair

Tacinhas de champanhe

Tag para mala

Kit Pedicure

Mini buque de flores em cone musical

Mix para chocolate quente

Mini perfumes

Mini baleiro com Maracon

Sabonetes

Copos

Chocolates personalizados

Esmaltes

Velas perfumadas

Vasinhos com mudas

Abridor de garrafa

Kit de barbear e perfumaria para padrinhos

Maças do amor

Toalhinhas bordadas

Mascara

Saquinho ecológico com pirulitos

Chinelos personalizados

Sabonete liquido

Caixinha de joias

Aromatizador

Brincos

Pratinho em cerâmica

Kit Maquiagem

Mini bolo de casamento

Potinhos de mel

Temperos

Par de saleiro e pimenteiro

Garrafa de vinho com foto do casal

Chocolate no palito

Protetor solar

Carteira

Biblia

Chaveiro

Abridor de garrafa

Brigadeiro de colher

Necessaire

Balinhas M&M

Pashmina

Pashminas como lembrancinhas para o Verão e Inverno

Como citado acima, as pashminas sao feitas em diversos tipos de tecidos diferentes, sendo os mais conhecidos por sua alta qualidade o cashmere e a viscose. O cashmere e muito usado no inverno na Europa pois tem a capacidade de esquentar muito e a viscose, conhecida por sua maciez, pode ser usada tanto no inverno como cachecol, quanto no verão como um xale para cobrir o colo, ombros ou bracos.

Devido ao clima mais quente do Brasil, usa-se muito as echarpes em viscose. Veja abaixo as cores mais adequadas para as estacoes do ano e suas combinações como lembrancinhas para suas convidadas e madrinhas:

Quer mais dicas e noticias sobre decoração de aniversario, decoração de festa, casamento, look para madrinhas, moda festa e dicas de atacado? Siga nossa pagina no Facebook aqui ou veja mais estoria no nosso blog AQUI.

Chapéu masculino

Caixa de frutas secas e castanhas

Creme pós barbear

Leques

Kit para crianças colorir

Miniaturas de bebidas em um vidro

Charuto

Pingente Cristão

Pulseiras

Beijinho em coração

Gravata borboleta

Viseira

Plaquinha de vidro com arte

Óculos de sol

Batedor de ovos, omelete

Kit para padrinhos

Abridor de vinho

Porta retrato cadeirinhas de praia

Caixinhas de fosfora personalizada

Cestinha de frutas frescas

Porta copo luxuoso de pedras

Mini garrafinhas de azeite de oliva especial

Crucifixo

Conchinhas e estrelas do mar pintadas

Balinhas de menta

Toalha de praia

Guarda chuva

Mini velinhas em formato de rosa

Mini creme para as mãos

Bones

Saboneteira formato de coração

Pen drive

Sais de banho com ervas

Kit para chá

Vasinhos de bambu e pedras

Cortador de bolo

Luvas fofinhas para cidades extremamente frias

Saquinhos de lavanda

Porta velas de outono folhas

Kit de costura

Cangas de praia

Algodão doce

Gostou dessas dicas? Leia mais sobre decoração de festa, casamento, dicas para noivas e madrinhas, e guia de fornecedores em nosso blog aqui.

A Pashmina Brasil se especializa em atacado para noivas, festas, e eventos, e tem uma loja a 20 minutos da 25 de Marco, situada no bairro do Cambuci.

Atendimento via Whatsapp abaixo: 011 26456982

Veja a localizacao da loja AQUI.

Ligue Agora